28 de outubro de 2012

POLITÉCNICO DE VIANA NO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN Certame conta com as comunicações de dois alunos do Mestrado em Design Integrado

“O Design como veiculador de significados entre a cultura material do Minho e o calçado" e o “Design como Estratégia para a Sustentabilidade da Olaria de Barcelos” constituem os temas que dois alunos do Mestrado em Design Integrado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] irão apresentar no CIMODE – 1º Congresso Internacional de Moda e Design, numa organização da Universidade do Minho e da ABEPEM, a realizar-se em Guimarães de 5 a 07 de novembro.

Estas comunicações ocorrem “no faseamento das suas dissertações, sendo que os dois temas foram submetidos pelos alunos com os respetivos orientadores”, adianta Pedro Vasconcelos, Coordenador do Mestrado em Design Integrado do IPVC.

“Os artigos foram submetidos ao CIMODE – 1º Congresso Internacional de Moda e Design, tendo sido aceites pela comissão científica”, revelou ainda.

O 1º artigo, sob o tema “O Design como veiculador de significados entre a cultura material do Minho e o Calçado”, é assinado pela mestranda Maria Morim e os respetivos Docentes Liliana Soares, co-autora e orientadora desta dissertação de mestrado, e Ermanno Aparo, co-orientador e Coordenador da Licenciatura em Design do Produto na instituição.

Segundo Liliana Soares este trabalho académico surge da “necessidade de legitimar a investigação realizada num palco internacional como um congresso científico de design”, justifica a Docente.

“Utilizando uma metodologia aberta, esta investigação nasce das incertezas e da complexidade que caracterizam a atualidade. Cruzando a cultura material do Minho com uma cultura semi-industrial, espera-se provar que a proximidade entre a indústria e o artesanato, mediada pela disciplina do design, é um elemento estratégico para a sobrevivência dos dois setores”, explica Liliana Soares a propósito da temática abordada.

Já Joel Abreu, que apresentará o tema “Design como Estratégia para a Sustentabilidade da Olaria de Barcelos”, desenvolveu o seu artigo em colaboração com os seus Docentes Ermanno Aparo, orientador desta dissertação de mestrado, e Manuel Ribeiro, co-orientador, igualmente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

“Nesta investigação pretende-se analisar e explorar novos caminhos de identidade para a olaria da Barcelos, criando uma cross-fertilization entre os valores e a identidade de um lugar e os novos parâmetros de qualidade da nossa contemporaneidade”, explicou Ermanno Aparo.